segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Dicas para cozinhar alimentos no vapor

A vantagem de cozinhar os alimentos no vapor é enorme, pois você conserva seus nutrientes, sobretudo as vitaminas e os minerais, como também diminui o valor calórico do prato. É bastante simples e pode ser facilmente adotado no cotidiano.
Nós temos um prato com cogumelos cozidos à vapor, é o Mix de Cogumelos no Vapor Vegano, que possui shiitake, shimeji, champignon e óleo de coco em sua composição.
Bom, vamos às dicas de como se cozinhar à vapor!
Para facilitar, existem panelas especiais, onde é só seguir as instruções de cada produto que dá certo! São bastante fáceis de usar, de limpar, e de preço acessível.
Porém quem não tem uma destas não precisa se preocupar, pois é muito simples improvisar com os próprios utensílios de cozinha. Você irá precisar de um utensílio com furos e uma panela com tampa. Pode-se usar peneiras de alumínio ou inox, escorredor de macarrão ou cestos, com orifícios que permitam a passagem do vapor a ser gerado. Para que o cozimento seja mais rápido, é importante que este recipiente se ajuste perfeitamente na panela com a água.
Os melhores alimentos a serem cozidos no vapor são: couve-flor, brócolis, nabo, abobrinha, vagem, couve-de-bruxelas, salsão, alho-poró, aspargo, cenoura, pimentão, cebola e batata (de preferência, cozinhe com a casca). Até mesmo frutas como a pêra, e carnes como peitos de frango, filetes de peixe, camarão e marisco, podem ser cozidos com a mesma técnica.
Não se indica o cozimento de alimentos com grande quantidade de água, como o tomate, pois esta se perde com o cozimento, resultando em uma preparação sem sabor.

Primeiramente corte os alimentos em tamanhos semelhantes, para que o cozimento seja uniforme. Evite pedaços muito grandes, pois quanto maior, mais devagar será o processo. Para que os alimentos sejam cozidos da melhor maneira possível, primeiramente os tempere e os arrume no recipiente furado.
Eles devem ser colocados de maneira em que seja possível a circulação do vapor.
A panela que ficará embaixo deverá conter de 3 a 5 cm de água, isso não vale para as panelas próprias para cozimento a vapor, pois cada uma tem seu sistema. Fique atento pois a água não pode entrar em contato com os alimentos, nem quanto estiver fervendo.
Arrume o recipiente de maneira que fique bem encaixado com a panela e feche a panela para evitar a perda de vapor; caso não conseguir fechar com a tampa, use papel alumínio para vedar bem.
Mantenha uma chaleira com água fervente para repor água, caso faltar.
A média de tempo para o cozimento dos alimentos é de 15 a 20 minutos.
Dicas:

Para a panela não manchar, pingue algumas gotas de vinagre.
Caso quiser dar mais sabor aos alimentos, tempere a água com ervas, alho, louro, especiarias, até mesmo gengibre. Esta água pode até ser reaproveitada depois em sopas, caldos e molhos.
Coloque o recipiente com os alimentos quando a água já começou a ferver e reduza o fogo enquanto cozinha.
Evite abrir a panela durante o cozimento.
Caso for cozinhar mais de um tipo de alimento, selecione os com textura semelhante para cozinharem ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário