terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O glúten e a alimentação dos bebês

Uma dúvida muito frequente de pais de primeira viagem é sobre como deve ser a alimentação de seus filhos. Sobretudo quando parar de amamentar, o que dar, e quando introduzir determinados tipos de alimentos na dieta da criança. 
A respeito da amamentação, é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que seja exclusiva até os 6 meses de idade. O aleitamento até esta idade é responsável por vários benefícios, inclusive a ajudar a criança a evitar futuras alergias. 
Alguns alimentos, como doces, e alguns que são responsáveis por alergias, como o amendoim e frutos do mar, devem ser evitados, principalmente até os 3 anos de idade. O glúten é um alergeno que frequentemente tratamos aqui em nosso blog.
Muitas pesquisas sobre o glúten e seus efeitos no organismo foram e são feitas, e uma delas apontou que o glúten pode ser também responsável pela presença de sintomas gastrointestinais, mesmo na ausência da doença celíaca. 
Em março de 2010, um estudo publicado por pesquisadores holandeses no American Journal of Gastroenterology, apontou que a introdução do glúten na dieta de bebês com menos de 6 meses de idade pode aumentar significantemente o risco desta ter prisão de ventre. O objetivo deste estudo era determinar se o glúten poderia de alguma maneira estar relacionado à constipação em bebês e crianças, que é uma das causas frequentes de visitas aos pediatras.
Foram analisados os dados de mais de 4600 crianças. Seus pais responderam um questionário sobre a saúde, amamentação, introdução de alimentos sólidos, medicamentos, presença de alergia ao leite de vaca, entre outras. Tais informações eram coletadas quando os bebês tinham 6 meses e depois 24 meses. A presença de constipação foi analisada de acordo com a frequência de evacuação de menos de 3 vezes por semana; e também pela presença de fezes endurecidas durante duas semanas ou mais.
Aos dois anos de idade, aproximadamente 1 em cada 8 crianças, já tinham apresentado sintomas característicos de constipação. Os pesquisadores, após analisarem características familiares e das dietas das crianças, verificaram que a introdução do glúten na dieta precocemente foi o fator desencadeador da constipação em diversos casos. Dentre as crianças que consumiram glúten antes dos 6 meses de idade a probabilidade de terem tido longos períodos de constipação intestinal foi significativamente maior do que dentre aquelas que não consumiram glúten até esta idade. Os resultados também não se alteraram quando os pesquisadores controlaram, na análise, os efeitos de fatores como o sexo da criança, peso no nascimento, tempo de gestação, nível de instrução da mãe, tabagismo pela mãe e origem étnica da criança.
Os próprios pesquisadores ressaltam que a pesquisa não é 100% certa, já que dependem das respostas dos questionários pelo pais, como também do estilo de vida das famílias das crianças.
É de grande importância que os recém nascidos e crianças tenham uma alimentação adequada e com todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, para terem um crescimento saudável. É fundamental se consultar com pediatra ou nutricionista para a formulação de uma boa dieta para a criança. 

Fontes:
http://brasil.babycenter.com/a1500254/quando-introduzir-alimentos-s%C3%B3lidos
http://brasil.babycenter.com/a3400254/comida-para-crian%C3%A7as-de-1-a-3-anos-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber
http://www.vidasemglutenealergias.com/consumo-precoce-de-gluten-por-bebes-pode-aumentar-a-probabilidade-de-problemas-de-constipacao/977/

Nenhum comentário:

Postar um comentário