sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Matéria sobre a dieta do glúten na Isto É

A dieta sem glúten foi capa da revista Isto É, de outubro deste mesmo ano. Neste post vamos dar uma breve resumida, mas também postaremos no final o link da matéria completa, que vem com dicas, imagens e até receita.
O glúten é uma proteína sem valor nutricional e sem calorias, que está presente no trigo, na cevada, no centeio e no malte. É ele que proporciona o aspecto viscoso e confere elasticidade a bolos, pães e massas. Na indústria de alimentos, é adicionado a embutidos e até aos chocolates, justamente por conta dessa propriedade
Dieta do glúten, a qual restringe o consumo de alimentos que contêm esta proteína, vem conquistando cada vez mais adeptos, pois promete um emagrecimento rápido e saudável. Pode-se tanto diminuir a ingestão da proteína, como também bani-la de vez. No Brasil, Juliana Paes, Luciana Gimenez, Camila Morgado e Alice Braga são adeptas da dieta. E lá fora, celebridades como Halle Berry, Rachel Weisz e Miley Cyrus.
Há muitos relatos de pessoas que perderam cerca de 5kg na primeira semana, e até 15, 20 e 30 kg nos meses seguintes. Luciana Gimenez perdeu 32 kg com a dieta somada com uma rotina intensa de exercícios. A atriz Juliana Paes cortou o glúten após o nascimento de seu filho, o que ajudou a voltar à sua forma, como também mantê-la. Juliana ressalta que notou que seu metabolismo estava mais acelerado, como também se sentia menos inchada e com menos desconforto abdominal.
O principal desafio de quem é adepto à dieta é substituir o glúten. Porém o mercado está cada vez melhor, com mais produtos disponíveis, como também com melhor descrição dos componentes na embalagem. Não só empresas estão se preocupando com este nicho de mercado, como também restaurantes. Nos EUA, o mercado é cada vez mais crescente e atualmente gira em torno dos US$ 2 bilhões anuais.
Um dos motivos de se perder peso com a dieta é que alimentos calóricos como, pães, bolos e massas, que contém glúten, são cortados. Mas é importante ressaltar que esta proteína está associada a reações de intolerância, mais leves como alergias, ou mais fortes como é o caso da doença celíaca. Estima-se que um a cada 214 brasileiros possuem a doença, o que é o caso da atriz Isis Valverde.
Cortar o glúten da dieta auxilia na redução do inchaço abdominal, melhor funcionamento do intestino, como também na diminuição na compulsão alimentar. Outros benefícios do corte do glúten é a melhora da saúde. Há indícios de que a ausência desta proteína favorece a queima calórica e aumenta a sensação de saciedade.
Segundo estudos, esta proteína pode estar relacionada com algumas doenças, como a artrite reumatoide, depressão, dores de cabeça e déficit de atenção. As pesquisas dão como hipótese mais provável para a relação entre a proteína e as doenças o processo inflamatório desencadeado pelo composto.
Há médicos que não recomendam à dieta para quem não tem a doença celíaca ou alergia. Dizem que é uma dieta muito radical, e que há outras formas de se perder peso. Como muitos pratos vão glúten na composição, as pessoas podem ter dificuldade de encontrar substitutos e terem uma alimentação desequilibrada. Porém, com o mercado cada vez mais crescente, isso não é tanto uma preocupação.

Fonte:
Revista Isto É - N° Edição: 2241- Outubro/2012 http://www.istoe.com.br/reportagens/247205_MAIS+MAGROS+SEM+GLUTEN
Foto: 
http://nutrireviver.com/2012/10/29/isto-e-a-dieta-do-gluten/

Nenhum comentário:

Postar um comentário