quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Os restaurantes com opções celíacas

Para alguns é por vaidade, para exibir uma melhor forma física, para outros é por necessidade, devido à doença celíaca. Os consumidores de produtos sem glúten somam uma boa porcentagem, e a quantidade de opções para eles aumentam cada vez mais, tanto no Brasil, quanto no mundo. Além de empresas, restaurantes estão vendo a necessidade de oferecer opções de alimentos sem glúten. Não só nas capitais mundiais, como também em inúmeras cidades, surgem diariamente restaurantes de diversos tipos com opções sem glúten no cardápio. 
Um dos principais problemas enfrentados pelos celíacos, que não podem consumir glúten de forma alguma, é sair de sua zona de conforto. Isto é, viajar, sair com os amigos para jantar fora; o que era pra ser algo prazeroso se torna um problema. Por isso muitos celíacos dizem ter suas vidas sociais afetadas. Não é todo prato que leva produtos com glúten em sua composição. Porém a probabilidade de ele ter sido contaminado durante o preparo em restaurantes que servem diversos tipos de comida é muito grande, devido à falta de informação.
Até recentemente eram poucos os restaurantes que ofereciam opções apropriadas para os celíacos, ou os donos de restaurantes não tinham conhecimento da existência da doença e da necessidade deste público, ou se conheciam, achavam que o esforço extra em proporcionar opções sem glúten, e principalmente seguras, não valia a pena. Felizmente, este pensamento está mudando! Empresários estão vendo aí uma oportunidade de negócio. Tanto que aqui no Brasil j
á são mais de 70 o número de restaurantes que oferecem opções de alimentação sem glúten ou cardápios especiais.
Em Nova Iorque as opções são grandes, pratos requintados, pizzas, sobremesas sem glúten podem ser encontrados com bastante facilidade. Assim como tapas espanholas em Madrid e Barcelona. E a maioria dos restaurantes de cidades como Finlândia, Austrália e Nova Zelândia possuem informação suficiente sobre a alimentação sem glúten, podendo fornecer opções para seus clientes.
No Brasil, p
rincipalmente em São Paulo, maior cidade brasileira, podemos encontrar diversas opções de restaurantes e estabelecimentos que oferecem opções para dietas restritas, seja ela celíaca, vegetariana ou vegana, kosher, etc. Comparando projeções da ONU e com porcentagens de casos de celíacos em São Paulo (pelo menos 1 em cada 200 paulistas é celíaco), acredita-se que em 2010, São Paulo teria cerca de 100 mil portadores da doença celíaca. Ou seja, o mercado é bastante grande e investir neste ramo é uma boa opção. E a vantagem é que os celíacos costumam ser cliente bastante fiéis, se tornam clientes de carteirinha e ainda levam seus amigos e familiares.
No link abaixo, você pode encontrar restaurantes com opções de comida sem glúten no cardápio, no mundo inteiro, e inclusive no Brasil! É só colocar seu país, estado e cidade, que se existirem opções, elas aparecem! As matérias originais que usamos como referência deste post estão muito boas, demos uma resumida para mostrar à vocês, esperamos que gostem!

http://www.specialgourmets.com/index/show-results-list/requester/list


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário