terça-feira, 6 de novembro de 2012

O queijo Brie

O queijo Brie é um tipo de queijo originário da região com o mesmo nome, Brie, na França. Porém, mesmo tendo sua origem francesa é produzido em outros lugares do mundo, inclusive aqui no Brasil. É um queijo bastante famoso, encontrado em formatos triangulares, mas produzidos em formatos de cilindros chatos. É composto por uma pasta macia, com textura quebradiça, envolta por uma crosta branca e macia também, comestível, formada pelo fungo Penicillium Candida.
Este queijo é produzido a partir do leite de vaca e tem o sabor bastante delicado, que varia juntamente com sua textura, de acordo com a sua maturação. Diz-se que o ponto ideal do queijo Brie é entre os 25 e os 40 dias após a fabricação; é neste período em que sua massa fica mais macia e sabor mais suave. Existe quem prefira o queijo mais forte, neste caso é recomendado que se espere 60 dias após a fabricação, onde a maturação já é mais avançada, sua textura fica mais cremosa, e a camada branca de mofo fica mais rala, e sua casca adquire tons avermelhados e odor amociacal intenso. Porém é necessário ficar de olho no prazo de validade, e manter o queijo refrigerado.
O queijo Camembert é derivado do Brie, e existe muita confusão entre os dois. Geralmente, o Camembert é encontrado em peça inteira com cerca de 300g, que amadurece independente dos outros, ganhando corpo e sabor durante a maturação. Já o Brie é feito em um formato quase dez vezes maior, matura num único corpo, sendo dividido (tradicionalmente em formatos triangulares) após completado o ciclo de maturação; a partir daí ele se fecha lateralmente, ganhando nova crosta, e consequente sabor próprio.
O queijo Brie possui vitaminas, entre elas as do complexo B, minerais como o cálcio e o fósforo, e proteínas. Porém deve-se consumir com moderação já que é um alimento com bastante gordura, e possui sal em sua composição, não sendo muito recomendado para quem tem pressão alta e colesterol.
Dicas:
-Para uma melhor degustação, retire o Brie da geladeira (onde deve ser guardado), de 30 minutos a uma hora antes de servir.
-Há quem o deixe de molho no leite, por 1 hora e meia, para deixar o sabor mais suave.
-Retire apenas o que será consumido, pois a mudança frequente de temperatura, de retirar e devolver à geladeira, podem alterar as características do queijo, como também deixá-lo impróprio para o consumo.
-Combina muito com o vinho tinto.
-Para evitar que o queijo se cole à faca, quando o cortar, passe antes a lâmina por água quente.
O queijo brie pode ser consumido sozinho, como um petisco, como também em saladas, sanduíches e assados. Inclusive existem algumas sobremesas gourmets feitas com este delicioso queijo! Nós da Natural Sem Glúten, usamos o queijo brie como ingrediente do delicioso Arroz Integral com Brócolis e Queijo Brie.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário