quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A farinha de maçã

As farinhas de frutas ajudam a emagrecer, como também ajudam no combate de alguns problemas de saúde. É recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) que se coma 5 porções de frutas e legumes ao longo do dia, porém, nós sabemos o quanto isso é difícil de se fazer, devido à correria do dia-adia. Sem falar que a maioria dos nutrientes se encontram nas cascas dos mesmos, que é o que dificilmente consumimos.
Uma opção prática para a ingestão de tais nutrientes e vitaminas provindos das frutas são os comprimidos e os complexos de vitaminas. O que poucas pessoas sabem é que as farinhas feitas com as próprias frutas são ótimas e ajudam a enriquecer mais ainda a sua refeição. Tais farinhas são feitas com as cascas destes alimentos, sendo assim, ricas em nutrientes.
Podemos encontrar no mercado a farinha de maracujá, como falamos em um post neste mês, a farinha de uva vermelha, a farinha de banana, a farinha de laranja e a farinha de maçã, que é a que vamos tratar, por ser ingrediente de nosso Escondidinho Agridoce.
A farinha de maçã é feita a partir de maçãs vermelhas, já maduras, que são desidratadas e moídas através de um processo que mantém os seus nutrientes. É rica em fibras solúveis e insolúveis, que ajudam na formação de uma flora bacteriana saudável, como também no combate à prisão de ventre. É ótima para desintoxicação. A farinha de maçã é riquíssima em pectina, fibra muito importante, e nos dá a sensação de saciedade, auxiliando também na perca de peso. Também ajuda a diminuir o riscos de doenças cardíacas, colesterol e doenças cardiovasculares. Contém ácido málico, que tem função de evitar dores articulares e diminui pH sanguíneo.
Pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, supermercados, como também feita em casa. Para se fazer uma farinha caseira é necessário, e de suma importância, que se higienize primeiramente a casca, para em seguida colocar em forno baixo por cerca de 30 minutos, e em seguida bater no liquidificador até ficar em formato de pó.
Nutricionistas recomendam o consumo diário de 2 a 3 colheres, mas de forma fracionada para evitar problemas intestinais, já que tem muitas fibras. Pode-se misturar a farinha de maçã ao iogurte, vitaminas, massas, saladas e sopas. A farinha de maçã costuma ser mais associada a pratos doces, devido ao seu sabor, mas conseguimos uma ótima combinação em nosso delicioso Escondidinho Agridoce de Abóbora com Avocado.
Fontes:
http://andreanutri.blogspot.com.br/2010/11/beneficios-da-farinha-de-maca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário