Os cozinheiros a classificam como castanha, enquanto botânicos, como sementes. Se chama castanha-do-pará, pois Pará é como era conhecida toda aquela extensão da Amazônia na época colonial, onde a castanha é abundante até hoje. É encontrada no Acre, no norte da Bolívia (maior exportador) e no Suriname, porém é considerada uma espécie vulnerável ao desmatamento, tanto que a extração de sua madeira é proibida. Infelizmente, muitas castanheiras foram derrubadas para construções, sobretudo de estradas.
Além do uso culinário, esta castanha pode ser usada como cosmético, que umidifica e hidrata a pele, como também ser transformada em óleo lubrificante para relógios e tintas. Sua casca é usada sobretudo por moradores da região amazônica, como um chá para o tratamento do fígado.
É uma semente com alto valor calórico e protéico, contém vitaminas A, C, B1, B2, B5, é rica em fósforo, cálcio, magnésio e tiamina. A castanha-do-pará é o alimento mais rico em selênio no mundo; uma única castanha contém a quantidade diária recomendada para um adulto.
Possui grande quantidade de gorduras do bem, que ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom. O selênio é ótimo para combater radicais livres e indicado para prevenção do câncer. A castanha-do-pará ainda ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, glicemia, esclerose múltipla e mal de Alzheimer. Auxilia no sistema imunológico e é antioxidante. É boa para o cérebro, por conter fósforo e selênio.Acelera o metabolismo e dá sensação de sacidade, sendo boa para emagrecer, e ajuda no equilíbrio do hormônio ativo da tireóide.
Carinhosamente apelidada de “carne vegetal” por um renomado nutrólogo, devido ao seu grande valor proteico, a castanha-do-pará é ótima para os desnutridos, anêmicos, desmineralizados, com problemas mentais e tuberculosos. É um alimento que não deve faltar na alimentação das crianças, gestantes e lactantes.
Por não ser de fácil digestão, é aconselhado que se mastigue a castanha-do-pará muito bem, e não exagerar no consumo; é recomendado a quantidade máxima de 2 castanhas por dia.
Nós da Natural Sem Glúten usamos esta semente nutritiva como um dos ingredientes do Risoto de Shiitake e Castanha-do-pará, que é vegano!
Nós da Natural Sem Glúten usamos esta semente nutritiva como um dos ingredientes do Risoto de Shiitake e Castanha-do-pará, que é vegano!
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário