quarta-feira, 17 de outubro de 2012
Farinha de Maracujá
A farinha é feita a partir da casca de maracujá, que é rica em fibras solúveis e insolúveis. O maracujá é desidratado e posteriormente triturado até virar uma farinha. Você pode encontrar a farinha já pronta nas gôndolas de alguns supermercados, como também em cápsulas em farmácias e lojas especializadas. Para fazer a farinha de maracujá não tem segredo, olhe esta receitinha que encontramos no site M. De Mulher:
Farinha de maracujá caseira
Ingredientes:
6 maracujás
Modo de fazer:
1. Ponha as frutas de molho por 15 minutos em 1 litro de água com 1 colher (sopa) de água sanitária. Depois, lave-as em água corrente e retire as polpas (aproveitando-as para fazer um delicioso suco).
2. Corte as cascas em tiras e leve ao forno médio por meia hora.
3. Após esfriar, bata no liquidificador até virar farinha. Peneire e guarde. Consuma em três meses.
Muitas pessoas que adicionaram a farinha de maracujá em sua dieta alimentar adoraram, pois houve perdas significativas de peso sem uma alteração brusca no hábito alimentar. Isso foi pesquisado e aprovado por cientistas das universidades Federal e Estadual da Paraíba e pela UFRJ. No estudo, 19 mulheres consumiram 30g (o que equivale à 1 colher de sopa cheia) do produto diariamente por dois meses, o resultado final foi que cada uma perdeu quase 2 kg.A farinha de maracujá contém uma fibra solúvel chamada pectina, que forma um gel no organismo que impede a absorção de gorduras que foram ingeridas; essa mesma substância é responsável por nos dar aquela sensação de saciedade. Além da pectina encontramos cálcio, ferro, fósforo e vitamina B3.
O cálcio auxilia no desenvolvimento ósseo e dentário, o ferro dá energia e disposição para o dia a dia, o fósforo é responsável pela renovação celular e a vitamina B3 por transformar alimentos em energia. Outros benefícios que podemos ter através destas fibras são a regulamentação do intestino, evitar a prisão de ventre, diminuir a taxa de açúcar no sangue, controlar colesterol, desintoxicar o organismo, e ainda prevenir alguns tipos de câncer.
A farinha de maracujá pode ser usada tanto em receitas salgadas (como salada, tortas e sopas), quanto doces (sucos, vitaminas e bolo). Nós da Natural Sem Glúten temos a farinha de maracujá como ingrediente do saboroso Escondidinho Agridoce de Abóbora com Avocado!
Fontes:
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/farinha-maracuja-me-fez-secar-20-kg-527462.shtml
http://dietaspramim.blogspot.com.br/2010/08/dieta-da-farinha-de-maracuja-seca.html
http://www.blogbrasil.com.br/conheca-os-beneficios-da-farinha-de-maracuja/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário