terça-feira, 26 de junho de 2012

A dieta sem glúten


De uns tempos pra cá ouvimos cada vez mais sobre a controversa dieta sem glúten.
A mídia vem divulgando bastante que tal dieta é responsável por emagrecimento e bem estar, porém muitos médicos, nutricionistas e pesquisadores têm opiniões distintas.
O glúten é uma proteína de origem vegetal, encontrada em cereais como trigo, centeio, malte, aveia e cevada. É usado em vários tipos de comida; é também responsável pela “liga” à molhos e bom aspecto de muitos pratos também; e pode fazer parte da composição de alimentos diversos, desde pães, massas e biscoitos à sorvete e bebidas alcoólicas.
Inicialmente adotada pelos celíacos, que possuem a intolerância ao glúten e quando o consomem manifestam os sinais de sua moléstia, a dieta celíaca vem se popularizando. A dieta sem glúten é conhecida como o único tratamento para os celícos, porém para não-celíacos é defendida por uns, repreendida por outros, como também têm os que a caracterizam como apenas falácia.
Alguns especialistas afirmam que a doença celíaca é o único motivo para cortar o glúten da alimentação, e que não existem bases científicas para condenar esta proteína como ruim para o organismo de pessoas saudáveis e responsável pelos quilinhos a mais. E que qualquer dieta restrita, a não ser por motivos de saúde, não é boa para ninguém.
Outros dizem que não existem provas de que o corte do glúten na alimentação é responsável pela perca de peso, que tudo isso é apenas boatos. Porém cortar massas, pães e biscoitos, entre outros alimentos que contém glúten, implica sim na redução de calorias e peso, pois também são grandes fontes de carboidratos, gordura ou açúcar. Afirmam também que o glúten pode ser facilmente cortado da dieta, pois não é uma proteína de alto valor biológico e que podemos viver bem com, mas também sem ele.
Mesmo com alguns contra, outros neutros com relação ao assunto, existem alguns médicos que defendem a dieta; afirmam que o glúten é inimigo sim da balança, pois quando este chega ao intestino se transforma em uma espécie de "cola" e lá permanece grudado por horas, irritando a mucosa e atrapalhando a digestão.Dizem também que o glúten diminui a produção da serotonina, que é o hormônico responsável pelo bom humor e também pelo controle do apetite. Pessoas ansiosas e deprimidas tendem a procurar consolo em comidas e guloseimas, principalmente. A proteína em questão também reduz a quantidade de outro hormônio, a leptina, que é responsável pela sensação de saciedade.
Famosas como Gisele Bündchen, as atrizes Miley Cyrus, Zooey Deschanel e Gwyneth Paltrow, e a atriz brasileira Juliana Paes adotam a dieta sem glúten, mesmo não sendo celíacas.
Embora existam opiniões bem diferentes sobre o assunto, se o objetivo é emagrecer é necessário o acompanhamento de médicos e nutricionistas, pois cada pessoa possui um organismo diferentes das outras. Dietas divulgadas na internet por mais que sejam boas para algumas pessoas pode não ser ideal para você. Basicamente o problema de sobrepeso está na forma em que a pessoa se alimenta, por isso recomenda-se procurar um especialista para fazer uma dieta adequada pra cada um.


Fontes:
http://www.minhavida.com.br/alimentacao/videos/13215-dieta-sem-gluten
http://mdemulher.abril.com.br/dieta/reportagem/dietas/juliana-paes-segue-dieta-gluten-643640.shtml
http://saude.abril.com.br/edicoes/0308/nutricao/conteudo_422083.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário