quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Dicas para celíacos que vão viajar


Antigamente, para os celíacos, viagens longas em aviões e cruzeiros eram complicadas por causa da comida servida. Muitas vezes não se tinha a preocupação em servir algo para pessoas com alergia ao glúten, como também, em muitas vezes não se tinha o devido cuidado com o manejamento do alimento.
Neste post reunimos algumas dicas do site Vida Sem Glúten e Alergias, de como agir em determinadas situações.
De tempos para cá, companhias aéreas e de cruzeiros vêm melhorando suas opções sem glúten, sem lactose e oferecendo refeições especiais para pessoas com diversos tipos de alergias ou dietas restritas, como vegetarianos e veganos, diabéticos, kosher, hipertensos, etc.
Porém, é importante que se avise antes do embarque sobre sua restrição alimentar, para que a companhia ou agência tomem melhores providências. Na hora de fazer a reserva, dê preferência ao telefone, pois pode ser melhor discutida a questão da restrição alimentar; e se possível, na hora do check-in ressalte a importância da situação.
Como tudo nem sempre são mil maravilhas, leve um pouco de comida para emergência, dê preferência aos alimentos fáceis, como bolacha e pão sem glúten. Alimentos com caldo ou que necessitem de aquecimento costumam ser recusados na hora do embarque em aviões. Peça também os menus disponíveis pela companhia em questão.
Ao embarcar em cruzeiros, procure o maitre e entregue a ele a solicitação de dieta especial ( que deve ser feita na reserva, fique atento!) e peça para que ele avise ao chef e aos garçons responsáveis, para que se preocupem além da refeição, como também com a contaminação cruzada.
Infelizmente, mesmo com toda a atenção, pode haver uma contaminação cruzada, não se pode garantir que sua alimentação na viagem seja 100% livre de glúten, por isso é importante se precaver levando consigo remédios de costume, com atestado médico para poder embarcar com eles.
Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário