domingo, 22 de julho de 2012

Arroz Integral


Usado no preparo de nossos risotos, o arroz integral é isento de glúten, de fácil digestão, auxilia no bom funcionamento intestinal, sustenta e mantém a saciedade do indivíduo por mais tempo.
O arroz, em geral, é um alimento bastante energético porém pobre em substâncias nutritivas, pois perde grande parte delas ao ser polido. O arroz quando processado, até ficar branco, perde grande parte de seu valor nutritivo (podendo chegar a 75% no valor total de perdas); o arroz integral tem apenas a casca retirada, mantendo assim os nutrientes concentrados na sua película e gérmen.
A película, que reveste os grãos do arroz integral, é rica em hidratos de carbono, óleos, proteínas, vitaminas: A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido nicótico, ácido pantotênico, provitaminas C, E, e minerais (fósforo, ferro e cálcio) em grande quantidade. Quando é retirada a película, a grande maioria destes componentes/nutrientes se perdem.
Nosso intestino necessita de alimento fibroso, celulose, farelo, para ter um bom funcionamento. Diferentemente do arroz integral, que traz benefícios intestinais, o arroz branco prende o intestino, pois é rico em goma, cola e gruda nas vilosidades intestinais, sem falar na quantidade de produtos adicionados no saco de arroz branco, este muitas vezes é tratado artificialmente com glicose e até com parafina, para ficar brilhante e, com talco neutro para ficar soltinho.
Suas principais vantagens incluem: redução do risco de disfunções intestinais e controle do colesterol, ambos devido a grande quantidade de fibras presentes; e também auxílio no metabolismo de glicose nos diabéticos, proteção do sistema nervoso, auxílio nas contrações musculares, dentre outros benefícios, como também a sensação de sacidade.
Existem três tipos de arroz integral: o cateto, o agulha e o vermelho, que basicamente se diferem quanto à cor e forma, as propriedades nutricionais dos três são bem semelhantes. Ele é para ser consumido em menor quantidade do que o arroz processado, pois sustenta mais, por isso é utilizado em dietas.
Nossos risotos são:  Risoto Vegano de Shitake com Castanha do Pará e Risoto de Brócolis com Queijo Brie



Este é um dos nossos risotos: Arroz Integral com Shitake e Castanha do Pará (vegano) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário