terça-feira, 3 de julho de 2012

O que é a linhaça dourada?


É outro ingrediente que usamos em nossos deliciosos pratos! Com sabor que lembra a castanha, a linhaça é uma opção sem glúten para fornecer inúmeros nutrientes e benefícios para o nosso organismo.
A linhaça é a semente do linho, planta de onde se extrai material para a indústria de confecções. Como seus benefícios vão além de produzir tecidos, ela se tornou um dos mais populares alimentos relacionados à saúde, emagrecimento e bem estar.
A linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à saúde como fibras, isoflavona, fitoesteróide, ômegas 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio.
Existem no mercado dois tipos de linhaça: a dourada e marrom. A dourada, proveniente de climas frios, tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave que o da marrom, é mais rica em ômega-3, ômega-6, ômega-9 e gorduras polinsaturadas além de serem cultivadas sem agrotóxicos; a linhaça marrom é mais fácil de encontrar e mais barata (é produzida aqui no Brasil), ela possui menos nutrientes, e infelizmente é produzida com menos rigor que a dourada.
Benefícios da linhaça dourada: aumenta a defesa imunológica; auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL), e na prevenção de doenças autoimunes; auxilia no combate a diabetes e a hipertensão;é utilizado para a beleza, cuidados e hidratação de pele e cabelos (ex: dermatites e ressecamento); auxilia no combate do envelhecimento preconce (pelas vitaminas E e C); ajuda a emagrecer, pois é rica em fibras, saciando, assim, a fome e atua na regularização do intestino; desintoxica o organismo; auxilia no combate à anemia (pelo ferro); por ser rica em isoflavona e fitoesteróide, ameniza os efeitos da TMP e também da Menopausa pois essas substâncias exercem um papel parecido com o estrogênio; é fonte de lignana que é uma substância muito importante na prevenção do câncer de mama.
A linhaça pode ser encontrada em supermercados e em lojas de grãos e produtos naturais; as formas de  encontrá-la são em pacotes de sementes (trituradas ou não - opte pelas não-trituradas); farinha de linhaça e o óleo de linhaça. Os três tipos possuem os mesmos benefícios e a única diferença é a maneira de consumí-los.
O óleo de linhaça é normalmente encontrado em cápsulas, e facilitam a vida corrida. A linhaça triturada é muito utilizada no preparo de bolos e biscoitos, pois os deixam mais crocantes, e também é um ótimo acompanhamento aos cereais matinais. A farinha de linhaça é muito utilizada por quem faz dieta tanto para emagrecer quanto para engordar, a semente é moída até virar farinha e pode ser consumida misturada aos alimentos. Pode-se misturar a linhaça no suco, leite, vitaminas, pães, bolos, sopas (sendo adicionada após o preparo), etc.
A linhaça tem uma casca muito resistente e com toxinas que não nos fazem bem, porém são de extrema proteção para que as sementes fiquem protegidas para reprodução. Para eliminar essa toxina, temos que simular sua germinação, deixando as sementes de linhaça de molho em água (cobrir as sementes com uns dois dedos a mais de água) por no mínimo 4 horas.
O ideal é que a trituração ou moagem seja feita na hora e na quantidade exata em que a linhaça será utilizada. Isto evita que ela perca seus nutrientes. Se as sementes forem trituradas e guardadas, mesmo sendo na geladeira ou potes fechados, elas não surtirão o mesmo efeito; as sementes inteiras ficam quase que totalmente desprovidas dos ômegas.
Por mais que a linhaça possua inúmeros benefícios quando consumida, não ultrapasse a dose diária recomendada. Lembre-se que tudo de mais não é bom para a saúde.

Fontes:
http://www.superatual.com/linhaca-dourada-pra-que-serve-receitas-e-como-usar/
http://dicasuteis.com/beneficios-da-linhaca-dourada
http://www.dietasealimentos.com.br/alimentos/linhaca/
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2009/10/nutricionista-esclarece-diferencas-entre-linhaca-dourada-marrom/

Nenhum comentário:

Postar um comentário