terça-feira, 14 de agosto de 2012

Um pouco sobre Abobrinha


A abobrinha pertence à família Cucurbitaceae, e é um fruto colhido ainda verde. Dependendo da espécie pode ser verde, amarela, mesclada ou com listras brancas. Geralmente possui formato alongado, mas algumas espécies têm formato redondo. Pode-se consumir a flor da abobrinha também.
Os dois tipos mais conhecidos aqui no Brasil são a abobrinha-brasileira, que tem a cor mais clara, formato irregular, e é mais grossa em uma das pontas; e a abobrinha-italiana, com formato mais regular e de casca de cor mais escura.
Possui bastante fibras, e também os seguintes nutrientes: vitaminas do complexo B, destacando o alto valor de tiamina (vitamina B1), vitaminas A, C, possui também Potássio, Cálcio, Fósforo, Sódio, entre outros nutrientes. E o melhor: possui poucas calorias!
Por ser rica em fibras é ótima para o intestino, é diurética, e também um ótimo alimento para prevenção do câncer. Por conter betacaroteno ( provitamina A) protege nosso organismo de oxidação e ataques de radicais livres, prevenindo assim inúmeras doenças.
Na hora de comprar, e
scolha os frutos firmes, com a casca de cor brilhante, sem partes escuras ou amolecidas. As abobrinhas devem ter no máximo 20 cm de cumprimento. Quando menores são mais tenras e saborosas. Na hora de comprar prefira abobrinhas de tamanho médio, com casca firme, lisa, lustrosa e macia, cor verde brilhante ou amarelada.
A abobrinha se estraga rapidamente, fica murcha, perde o brilho ou apodrece mesmo. Em condição natural, dura 2 dias em local fresco, e na geladeira resistem por cerca de 5 dias. É recomendado que guarde em saquinhos plásticos, sem lavar, na gaveta inferior da geladeira, caso preferir lavar, seque muito bem antes de guardar, para evitar fungos. Para congelar, lave, seque e pique a abobrinha em cubos ou rodelas, e disponha-os em uma assadeira, levando ao congelador até que endureçam, em seguida guarde-os em sacos ou vasilhas plásticas. E para descongelar, coloque os pedaços em água fervente ou descongele durante o preparo do prato.
Observações: pequenos ferimentos na casca, sem fungos ou apodrecimento não comprometem o consumo, apenas remova a parte danificada antes do preparo; quanto mais consistente mais nutritiva a abobrinha é, pois quando se cozinha muito ela vai perdendo gradativamente seus nutrientes; prefira comprar abobrinhas com o cabinho, pois elas se conservarão mais do que as outras.
A abobrinha pode ser consumida refogada, cozida em saladas frias, fritas, recheadas, ou como recheio em suflês, massas, etc.
Nós, da Natural Sem Glúten temos os seguintes produtos com este delicioso ingrediente:
Escondidinho Vegano de Abobrinha com Semente de Abobóra; Lasanha de Abobrinha com Molho ao Sugo e Gengibre; Abobrinha Gratinada com Gorgonzola; e um delicioso Antepasto de Abobrinha.
Abobrinha Gratinada com Gorgonzola 

Fontes:

www.ceasacampinas.com.br Livro: Escola de cozinha- Verduras


Nenhum comentário:

Postar um comentário